História 

Fundada em 9 de agosto de 1959, com matriz em Espírito do Pinhal - SP a Coopinhal - Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal, tem por objetivo a prestação de serviços de interesse de seus cooperados, pessoas físicas e jurídicas, que sejam agricultores, estabelecendo, tanto quanto possível, relação entre produção e consumo. 

Para que essa relação ocorra, a Coopinhal disponibiliza aos seus cooperados um armazém com capacidade de 80.000 sacas para recebimento de café, maquinário apropriado para o benefício, rebenefício, catação e ventilação, que se fazem necessários para a posterior comercialização nos mercados nacional e internacional. 

A Coopinhal também mantém duas lojas que propicia o fornecimento de insumos, defensivos e demais produtos necessários à agricultura. Sendo uma situada em Espírito Santo do Pinhal - SP e outra em Guapé - MG. 

Atualmente a Coopinhal possui em seu quadro social 505 cooperados, distribuídos entre os dezoito municípios que compõem a sua área de abrangência. 

É administrada pelo Conselho de Administração, formado por cinco membros efetivos, obrigatoriamente, cooperados, e eleitos em Assembléia Geral Ordinária (A.G.O.), com mandato de três anos e fiscalizada pelo Conselho Fiscal composto por seis membros.

 

Compromisso com a Qualidade

A Coopinhal nasceu graças à iniciativa de um grupo de produtores rurais que acreditou na importância o café para a economia da cidade e do país. 

A Coopinhal é uma cooperativa formada por pequenos e médios produtores com propriedades localizadas em regiões montanhosas, altitude entre 850 e 950 metros, temperatura média em torno de 23ºC e precipitações anuais de 1400 mm concentradas nos meses entre a primavera e o outono, condições ideais para a produção de cafés de qualidade. 

Os 505 cooperados entregam anualmente mais de 70.000 sacas de café que a Coopinhal armazena em lotes individualizados, respeitando o desejo dos próprios cooperados de manter a identidade de seus cafés. 

Para permitir maior padronização dos cafés recebidos e facilitar a sua comercialização, os lotes são analisados, provados e recebem uma classificação em cinco níveis: excelente, bom, médio, regular e baixo. A Coopinhal tem uma constante preocupação com a qualidade do café e portanto, participa ativamente da Campanha de Qualidade Café de São Paulo, idealizada pela Câmara Setorial de Café da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.